A ampliação dos estudos sobre a leitura como ciência revelou que ler implica fatores que vão além do código escrito e estão em estreita interação com atividades do pensamento e do aprendizado em geral, favorecendo a expansão do horizonte cultural de pessoas, grupos e comunidades. O livro, sujeito e objeto da ação cultural e meio de comunicação, é o que mais favorece a concentração necessária para que o indivíduo classifique e organize devidamente as categorias cognitivas em sua mente.
O ato de ler deve ser uma prática incorporada à vida do indivíduo, e não apenas uma aquisição de informações e conhecimentos. O hábito de ler contribui para que o leitor desenvolva sua personalidade e comportamento afetivo, exercite seu espírito crítico, libere a mente de preconceitos e discriminações e o oriente para a compreensão objetiva dos fatos, motivando-o à participação ativa na sociedade em que vive.
Partindo desses princípios, o Salão do Livro de Bom Jesus, poderá ser percebido como o maior acontecimento literário da Região do Cerrados e um dos maiores eventos culturais realizados no Piauí, demonstrando a força da cultura local e a valorização da educação por parte da população em geral e do poder público, uma vez que ambos podem e devem prestigiam com muita ênfase o Salão.
A 5ª edição do SaLiBom tem, portanto, como uma de suas principais metas oportunizar o acesso facilitado ao livro à todas as pessoas que integram o Vale do Gurguéia, sempre incentivando a leitura e a cultura literária.
AVISOS IMPORTANTES
– O Salão do Livro de Bom Jesus – SaLiBom não realiza parceria alguma com vendedores de cursos, coleções de livros ou similares. Nossos representantes utilizam apenas os canais oficiais de comunicação do evento: “E-mail”, Facebook, Instagram e a seção “Contato” do Site. Em caso de dúvida sobre alguma proposta recebida, entre em contato pelo e-mail contato@salipi.com.br
– O visitante fica ciente de que, ao entrar no recinto de exposições onde se realiza o O Salão do Livro de Bom Jesus – SaLiBom, fica autorizado aos organizadores o uso de sua imagem pessoal captada no evento, assim como a de menores ou pessoas sob sua responsabilidade ou tutela legal para uso em todo e qualquer material de fotos, vídeos, documentos, meios de comunicação, campanhas promocionais e institucional, destinadas à divulgação ao público.